segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dor no Joelho?  Possíveis causas e Prevenção para Evitar Lesões: Abordagem para atletas e não atletas


Quando a fisioterapia avalia problemas no joelho, na primeira consulta de avaliação é preciso identificar se o paciente que apresenta a queixa é atleta, participa de treinos como corrida, musculação ou outros,  para isso classificamos o indivíduo considerado “não sedentário” se ele pratica exercícios físicos com a freqüência mínima e regular de três vezes por semana, e período regular, sendo assim não se enquadrando a essa classificação, é considerado sedentário.

As dores no joelho mais comuns se apresentam normalmente entre duas classificações: 

  • Atletas:  Muito comuns entre corredores, a dor no joelho se apresenta como síndrome da dor femoropatelar, e hiperextensão de joelho ao usar aparelhos na academia,  onde o principal sintoma  é a dor na região anterior do joelho, atrás da patela(rótula).  Normalmente causada por sobrecarga  na região entre a patela e fêmur  (osso da coxa).
  • Sedentários:  Essas dores nos joelhos acontece muito em pessoas que não praticam exercícios físicos regulares,  comum em pessoas que estejam com sobrepeso (uma das principais causas).

Associadas as principais causas relacionadas a esta classificação, temos os agravantes que indicam ao profissional que está avaliando o paciente, o grau das dores e lesões que podem ser indicados por:

Desalinhamento do joelho:  A falta de alinhamento da patela (rótula) em relação ao osso  de sustentação (fêmur), aumenta a pressão entre essas estruturas. Esse desalinhamento é comum em pessoas com o padrão conhecido como valgo do joelho.  O desalinhamento fica mais visível na altura do joelho, mas é causado muitas das vezes por  musculatura lateral  fraca/ diminuída,  da coxa (músculo glúteo médio), fazendo com que a  coxa caia para dentro. 
Em corredores o valgo do joelho durante a corrida pode causar dor na parte interna dessa articulação, devida a inflamação dos tendões de alguns músculos conhecidos como Pata de Ganso (músculos semitendinoso, grácil e sartório).

 - Desalinhamento do pé:  outro fator que está interligado favorecendo a dor no joelho é a pronação excessiva do pé (pé caído para dentro), esse pode desalinhar o joelho além de comprometer a absorção de impacto.

 - Amortecimento de impacto muscular (falha): Quando existe uma falha na força ou coordenação do quadríceps o joelho dobra mais do que deveria, aumentando a pressão entre a patela e fêmur. A dor aumenta pelo número de repetições.
O impacto do corpo com o solo durante a corrida é de aproximadamente 3 vezes o peso corporal. Quando o pé encosta no chão os músculos precisam auxiliar esse amortecimento do impacto. O joelho se dobra aproximadamente 40 graus e o músculo quadríceps( anterior da coxa) se contrai para cumprir essa função. Quando existe falhas das citadas acima, na força ou coordenação,  acontece a dor.

- Amortecimento de impacto dos coxins/meniscos (almofadas do ajoelhamento): Quando existe algum problema com os meniscos que são estruturas como se fosse almofadas que tem a principal função amortecimento, fatalmente a dor no joelho se apresentará. Hiperextensões rápidas (quando se faz movimentos muito rápidos no joelho ao levantar) costumam causar problemas na funcionalidade dos meniscos.

Treinos:  Treinos  com intensidades exageradas podem sobrecarregar o joelho além do seu limite.



Tratamento e Prevenção

Segue algumas orientações que podem ajudar na diminuição e controle da dor no joelho e em sua prevenção. Porém o tratamento ideal e real envolve diagnóstico de um médico e de um fisioterapeuta para se identificar as reais causas e reverter a dor:

  1.     Fortalecimento dos músculos quadríceps (anterior da coxa), glúteo médio (lateral do quadril)  e glúteo máximo (posterior do quadril) 
  2.     Controle do peso, se informar sobre o IMC ideal, evitar sobrepeso.
  3.     Ao realizar treinos quer seja de corrida ou musculação, procurar correr com o corpo bem ereto, como se existisse uma linha imaginária. Evitar hiperextensão de joelhos ao usar aparelhos na academia.
  4.     Aplicação de gelo por 20 minutos após o treino se houver dor. É importante mesurar exatamente 20 minutos, excedendo 30' 45' o gelo pode causar queimaduras de segundo grau, fique atento!

 Fonte: Contribuição  Forgasmonteiro; Com abordagem das implicações do sedentarismo por dra. Fabíola Luz.    

      
       Em breve aqui lesões causadas por impacto...


Ronaldo 











Nenhum comentário:

Postar um comentário